terça-feira, 13 de setembro de 2011

Charge e comentário- Grupo 5- Grupos Guerrilheiros



Os grupos guerrilheiros dizem que existem com o objetivo de estabelecer um governo de esquerda, mas na verdade vivem da atividade criminosa, praticando tráfico de drogas, sequestros e etc.
Existem muitos grupos guerrilheiros na América Latina. Exemplos deles são: ELN, EZLN, OIPUH, EPR, EIRS, FARC e grupos menores. Ao lado destes, atuam ainda grupos paramilitares apoiados pelo governo com o objetivo de desestabilizar esses movimentos reivindicatórios, pressionando-os a se entregar e desistir de sua luta (como por exemplo, AUC).
Um dos principais grupos guerrilheiros é a FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Atualmente, possui aproximadamente 15.000 militantes.
São constituídos por diversos grupos político-militares que lutam no meio rural por uma mudança de regime que derrube a classe dominante. "Lutamos pelo estabelecimento de um regime político democrático que garanta a paz com justiça social, o respeito aos Direitos Humanos e um desenvolvimento econômico com bem-estar para todos os que vivem na Colômbia".
Foram tentadas formas de pacificação e entendimento entre as FARC e o governo, mas sem sucesso.
Pode-se observar que a charge critica a forma de agir dos guerrilheiros e dos políticos brasileiros. A vinheta critica os sequestros propostos pelos grupos guerrilheiros, principalmente pelas FARC, em troca de dinheiro ou coisas de que eles necessitem para praticar crimes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário