terça-feira, 26 de julho de 2011

Grupo 2- OXI

Irmã Dulce:
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, melhor conhecida como Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados. Quando criança, Maria Rita, filha do Dr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os treze anos de idade, ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic), localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.
Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes. Entre os diversos estabelecimentos que ela Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos. No Centro, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.
Em 11 de novembro de 1990, Irmã Dulce começou a apresentar problemas respiratórios, sendo internada no Hospital Português e depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio. Em 20 de outubro de 1991, recebe no seu leito de enferma a visita do Papa João Paulo II. O Anjo Bom da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela. Seu corpo foi sepultado no alto do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce.
A 21 de janeiro de 2009, a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano anunciou o voto favorável que reconhece Irmã Dulce como venerável[2]
A 3 de abril de 2009, o papa Bento XVI aprovou o decreto de reconhecimento de suas virtudes heroicas.
No dia 9 de junho de 2010 o corpo de irmã Dulce foi desenterrado, exumado, velado e sepultado pela segunda vez, sendo este o último estágio do processo de beatificação.
No dia 27 de outubro de 2010, foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, em coletiva de imprensa realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) a beatificação, última etapa antes da canonização, da religiosa Irmã Dulce, tornando-a a primeira beata da Bahia. O anúncio foi sucedido pelo decreto em 10 de dezembro de 2010 e aconteceu após o reconhecimento de um milagre pela intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, que havia sido desenganada pelos médicos após sofrer uma hemorragia durante o parto.
No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada (ou Bem-aventurada) em Salvador, Capital da Bahia e passou a ser reconhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres. A Solene Eucaristia de Beatificação foi presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxJeb042ZbbdTc7xfWQGfIjMQ2t4tDD3XrwBJgB-HUgIlxOOR0

Grupo 2-IDH

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. Este índice também é utilizado para observar o desenvolvimento de cidades e estados. Nos países desenvolvidos o IDH é mais elevado pois as condições de vida nesses países são melhores fazendo com que seja um lugar melhor para viver do que os países subdesenvolvidos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Grupo 4- Fontes de Energia

Fontes de Energia

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os
combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.

Principais fontes de energia

· Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A
água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

· Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e
gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

· Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou
eletricidade.

· Energia de
biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

· Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

· Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As
usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

· Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

· Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta. 

Oxi X Crack


Grupo 02

Grupo 4- OXI

  OXI é uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack.Duas características ajudam a explicar porque essa droga vem se espalhando tão rapidamente pelo país : o OXI pode estimular o dobro da euforia causada pela cocaína e a segunda razão é o seu preço ( em torno de dois reais ).
   Ainda não se criou um sistema eficaz do tratamento de dependentes pois  não existe estudos científicos sobre a sua ação no ser humano porém sabe-se que ela afeta mais rapidamente o organismo. Além do risco a longo prazo de óbito, seu uso provoca reações intensas.São comuns vômito e diarréia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas.A fórmula da droga varia de acordo com “receitas caseiras”de usuários.É possível encontrar por exemplo ingredientes como cimento,acetona,etc.

Vulcão Puyehue


A atividade do vulcão Puyehue, no Chile, colocou em destaque uma formação montanhosa que não apresentava uma erupção importante desde 1960.
A fumaça lançada pela erupção atingiu seis países na América do Sul, forçou o cancelamento de vôos e a retirada de quatro mil pessoas de povoados chilenos. A cidade de Bariloche, na Argentina, chegou a ficar sem energia elétrica. Localizada no centro do Chile, o vulcão tem 2.240 metros de altura. Atividades intensas no vulcão ocorreram há 51 anos, dois dias após um terremoto intenso que ficou conhecido como "evento de Valdivia".
Segundo especialistas, o Puyehue é um estratovulcão, uma formação em formato de cone e é feito de várias camadas rochosas.
As cinzas alcançaram 10 quilômetros de altura, e se estenderam por 100 quilômetros ao redor do vulcão. Os ventos e correntes frias podem fazer as partículas do vulcão permanecer até meses na atmosfera.

Grupo 1 -  Postado por Brenda Sales

Grupo 4- Taxa de Mortalidade Infantil















                            Taxa de mortalidade infantil consiste em calcular o número de crianças que morrem antes de completar o primeiro ano de vida, geralmente expressada a cada mil nascidos vivos.O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de dez mortes a cada mil nascimentos. Em países desenvolvidos (Suécia, França e Fed. Russa) a taxa de mortalidade infantil é menor, ao contrário dos países subdesenvolvidos (Camboja, Serra Leoa e Cuba).Isso ocorre pois nos países desenvolvidos há hospitais públicos de qualidade, profissionais qualificados devido ao melhor nível educacional, saneamento básico,campanhas de vacinação,etc.

Grupo 4 - Taxa de Fecundidade
















                                                                                 COMENTÁRIO:
 Podemos perceber que nos países subdesenvolvidos(Cuba,Camboja e Serra Leoa) a taxa de fecundidade é elevada, pois há um grande número de pessoas que são pobres e por esses e outros motivos elas não recebem as informações de prevenção, como o uso da camisinha, e outros métodos anticonceptivos. Já nos países desenvolvidos(França, Fed. Russa e Suécia) , como o padrão educacional é maior, a taxa de fecundidade é menor , tendo mais informações e maiores métodos anticonceptivos como , a camisinha(F/M), o DIU , a pílula , entre outros .

Biografia Irmã Dulce


  Quando Irmã Dulce nasceu, ela se chamava Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes e era filha de Augusto Lopes Pontes um dentista e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.
  Quando ela tinha 13 anos ela foi visitar áreas carente com sua tia e lá,ela mostrou seu desejo de dedicar-se a vida religiosa.
   Com a aprovação da família e o consentimento de sua irmã,transformaram a casa onde moravam em um centro da atendimento a pessoas necessitadas.
   Em 1933, logo após se formar professora, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe.
Em1934, aos 20 anos de idade, foi ordenada freira, recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Sua primeira missão como freira foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação, na Cidade Baixa, em Salvador, região onde também dava assistência às comunidades pobres e onde viria a concentrar as principais atividades das Obras Sociais Irmã Dulce. Em maio de 1939, irmã Dulce inaugurou o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e seus filhos.
 
   No mesmo ano, por necessidade, Irmã Dulce invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas. Mas foi expulsa do lugar e teve que peregrinar durante uma década, instalando os doentes em vários lugares, até transformar em albergue o galinheiro do Convento Santo Antônio, que mais tarde deu origem ao Hospital Santo Antônio, centro de um complexo médico, social e educacional que continua atendendo aos pobres.
Considerada um "Anjo bom" pelo povo baiano, recebeu também o apoio de pessoas de outros estados brasileiros e de personalidades internacionais. Mesmo com a saúde frágil, ela construiu e manteve uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país.

Em 1988, irmã Dulce foi indicada pelo então presidente José Sarney, com o apoio da rainha Silvia da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do Papa João Paulo 2o, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.
No dia 13 de março de 1992, Irmã Dulce morreu, pouco antes de completar 78 anos. No ano 2000 foi distinguida pelo papa João Paulo 2 com o título de Serva de Deus. O processo de beatificação de irmã Dulce está tramitando na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.
Grupo 1 - Por Brenda Sales

Grupo 5 - O velho Lua

“O VELHO LUA” - LUÍS GONZAGA

Luís Gonzaga Nascimento, o Rei do Baião, construiu uma das mais belas obras da música e da cultura popular brasileira ( MPB ), considerado gênio por alguns.Foi no sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro (ainda capital, em 1941), que Luiz Gonzaga começou a despertar o interesse do povão e do mercado fonográfico; após ter vivido vários fracassos em programas de calouros da época, reproduzindo em seu acordeão canções estrangeiras e populares com as quais embalava casais nos puteiros cariocas, “Gonzagão” decidiu resgatar sua cultura nordestina e compor sua própria música. E com essa idéia apresentou-se, aos 29 anos, no programa de rádio de Ary Barroso, revelando ao público em êxtase seu primeiro sucesso genuíno: “Vira e Mexe”.
Depois disso, explodiria nas rádios com “Pé de Serra”, onde narrava para o mundo um pouco de onde vinha, da cidadezinha de Exu – ao pé da Serra de Araripe. Daí em diante,, Luiz Gonzaga passaria a cantar a história de sua gente com uma genialidade e originalidade que fizeram deste ícone do cangaço um herói regional da mais alta estatura. E tendo, também, produzido letras que até hoje são reconhecidas pela população como: “Asa Branca, Assum Preto, Estrada do Canindé, Mangaratiba, Paraíba, Pau de Arara…”
 Foi uma personalidade muito importante para o povo nordestino, fazendo com que a música e a cultura nordestina ficasse conhecida nacionalmente, por causa         de seu incrível trabalho. Com isso, o Velho Lua torna-se um patrimônio cultural,que não pode ser jamais esquecido,por alguém que sinta orgulho de ser brasileiro ( principalmente os nordestinos ).

Grupo 5 - Energias Renovavéis.

Fontes de Energia 
O que são tipos, hidráulica, fóssil, solar, nuclear, eólica, biomassa, geotérmica, gravitacional.

Introdução

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os
combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Principais fontes de energia

· Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A
água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

· Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e
gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

· Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou
eletricidade.

· Energia de
biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

· Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

· Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As
usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

· Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

· Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Grupo 4- Osama Bin Laden

Bin Laden era o primeiro na lista dos criminosos mais procurados pelas autoridades americanas. As forças americanas tentavam capturar o líder da Al-Qaeda há mais de dez anos, antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001, Obama afirmou que, após ter recebido informações de inteligência confiáveis sobre o lugar onde se encontrava Bin Laden, no Paquistão, na semana passada deu a ordem de atacar. A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A revolta mais notável deu-se em países como Tunísia e Egito, onde seu nome é o eco do passado, dividido entre Ocidente e Oriente, entre onipotência americana e impotência árabe. Nos últimos meses, parecia que as únicas pessoas a citarem o nome de Osama eram os porta-vozes dos poderosos, como Moammar Kadafi e Hosni Mubarak, que evocavam as ameaças da Al-Qaeda para justificar o apego ao poder em um mundo árabe que hoje pouco se parece com o cenário que ele ajudou a criar.
Ao contrario dos árabes, Centenas de americanos explodiram em alegria diante da Casa Branca. Aos gritos de "USA", alguns manifestantes exibiam bandeiras americanas num ato espontâneo diante da sede da presidência para comemorar a morte do chefe da al-Qaeda.


Produzido por Murilo/George tirado de:http://maurogaglietti.imed.edu.br/?p=1831