terça-feira, 12 de julho de 2011

Grupo 5 - O velho Lua

“O VELHO LUA” - LUÍS GONZAGA

Luís Gonzaga Nascimento, o Rei do Baião, construiu uma das mais belas obras da música e da cultura popular brasileira ( MPB ), considerado gênio por alguns.Foi no sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro (ainda capital, em 1941), que Luiz Gonzaga começou a despertar o interesse do povão e do mercado fonográfico; após ter vivido vários fracassos em programas de calouros da época, reproduzindo em seu acordeão canções estrangeiras e populares com as quais embalava casais nos puteiros cariocas, “Gonzagão” decidiu resgatar sua cultura nordestina e compor sua própria música. E com essa idéia apresentou-se, aos 29 anos, no programa de rádio de Ary Barroso, revelando ao público em êxtase seu primeiro sucesso genuíno: “Vira e Mexe”.
Depois disso, explodiria nas rádios com “Pé de Serra”, onde narrava para o mundo um pouco de onde vinha, da cidadezinha de Exu – ao pé da Serra de Araripe. Daí em diante,, Luiz Gonzaga passaria a cantar a história de sua gente com uma genialidade e originalidade que fizeram deste ícone do cangaço um herói regional da mais alta estatura. E tendo, também, produzido letras que até hoje são reconhecidas pela população como: “Asa Branca, Assum Preto, Estrada do Canindé, Mangaratiba, Paraíba, Pau de Arara…”
 Foi uma personalidade muito importante para o povo nordestino, fazendo com que a música e a cultura nordestina ficasse conhecida nacionalmente, por causa         de seu incrível trabalho. Com isso, o Velho Lua torna-se um patrimônio cultural,que não pode ser jamais esquecido,por alguém que sinta orgulho de ser brasileiro ( principalmente os nordestinos ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário